Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

“Wish You Were Here” do Pink Floyd: 40 anos de sucesso

Willian Maier

“Wish You Were Here” do Pink Floyd: 40 anos de sucesso imagem divulgação

Há exatos 40 anos, em 4 de outubro de 1975, o 9º disco de estúdio do Pink Floyd, “Wish You Were Here”, atingia o topo da para da americana de álbuns com a venda de 900 mil cópias.

O disco já havia estreado no top número um da parada britânica no mês anterior e ganharia disco de prata e ouro, respectivamente, na Grã-Bretanha, e disco de ouro, nos Estados Unidos. Isso apenas no ano de seu lançamento. Até hoje ele vendeu cerca de 13 milhões de cópias.

Gravado em diversas sessões nos estúdios Abbey Road, em Londres, e praticamente composto ao longo da turnê que a banda fez pela Europa em 1974, o disco é uma crítica à essência humana e a indústria musical.

A interferência radiofônica que rola no trecho inicial da faixa-título foi idealizada para representar a distância entre o ouvinte e a música, em uma canção que questiona a ausência física, metal e emocional das pessoas numa sociedade de 4 décadas atrás.

Já a canção que abre o álbum, “Shine On You Crazy Diamond”, explora o declínio mental do ex-integrante do Pink Floyd Syd Barrett, que foi forçado a deixar o grupo devido ao consumo intenso de drogas.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS