SP_Urban Digital Festival anuncia 3ª edição

A cada nova tecnologia que surge, a arte digital se reinventa. Para captar esse ritmo, a 3ª edição do SP_Urban Digital Festival, que será realizada em novembro, abordará o tema Digital Afterimage, ou, em língua portuguesa, o pós imagem.

Sabe aquele efeito da imagem recém-vista que fica na retina quando fechamos os olhos? Pois é justamente esse instante de ilusão de ótica que a expressão afterimage, ou pós imagem, representa.

A curadoria do SP_Urban, assinada por Marília Pasculli (Verve Cultural – São Paulo) e Tanya Toft ( Verve Cultural – Copenhagen/ Nova York), com consultoria de Mike Sttubs (FACT – Foundation for Art and Creative Technology – Liverpool) partiu dessa metáfora para tentar saber o que vai ecoar no futuro da produção de arte digital atual.

“O que vai ficar? Qual vai ser o afterimage da produção artística digital de hoje”? Estas questões foram o briefing passado aos oito artistas da nova mostra, nomes fundamentais da arte digital mundial, que irão preencher a fachada do edifício da Fiesp e do Sesi-SP e a Alameda das Flores – travessa de pedestres que fica em frente ao prédio, ligando a av. Paulista à rua São Carlos do Pinhal – com suas obras tecnológicas e interativas.

O SP_Urban 3ª edição vai especular o futuro, um exercício lúdico sobre a efemeridade das tecnologias de ponta, como a câmera com sensor de movimento Kinect, que há cinco anos nem existia e hoje já é considerada ultrapassada.

Daqui a alguns anos, a prática da arte digital de hoje irá ressoar para uma nova geração de artistas, como afterimages do agora, levantando uma questão que o festival tentará responder: o que influenciará mais, a criatividade ou a tecnologia?

SP_Urban Digital Festival – 3a edição
De 07 de Novembro à 07 de Dezembro de 2014
Locais:
Prédio da FIESP/ SESI-SP – Av. Paulista, 1313
Alameda das Flores – travessa de pedestres entre Av. Paulista e Rua São Carlos do Pinhal.
Programação gratuita
Horário de exibição das obras: das 20h às 06h.
Obras interativas: das 20h às 23h.
Todas as obras em vídeo: das 23h às 06h.
www.spurban.com.br

Willian Maier: