Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Especialistas e pensadores participam de evento de Arquitetura e Urbanismo

Willian Maier

Especialistas e pensadores participam de evento de Arquitetura e Urbanismo imagem divulgação

Acontece de 20 a 25 de outubro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no campus Higienópolis, a XI Semana Viver Metrópole. Evento organizado pelo Diretório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, que em 2014, agrega em caráter inédito o III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ENANPARQ), com objetivo de promover discussões sobre arquitetura, urbanismo, arte, cultura e educação com renomados profissionais do Brasil e do mundo.

Abrindo o evento, o studio argentino AFT Arquitectos de Alfredo Tapia, Gastón Atelman e Martín Fourcade, compartilhará o percurso da arquitetura contemporânea no país vizinho e, por meio de suas obras, dentre elas o Museo Malba e a Bodega Navarro Correas, contextualizará e conectará os participantes no progresso coletivo da América Latina.

Em comemoração aos 11 anos do evento, reuniram-se mais de 150 colaboradores entre estudantes, professores, arquitetos, e membros da sociedade, para organizar uma programação abrangente e de grande pertinência ao contexto sócio-político da metrópole.

Mobilidade, envolvendo principalmente o plano de ciclovias para a cidade, o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, que tem polarizado opiniões de uma forma que não se via há anos. O Largo da Batata, que almeja passar de território a lugar, e as próprias diretrizes do Novo Plano Diretor que vão orientar o crescimento da cidade pelos próximos 16 anos, são alguns dos temas que serão debatidos no evento.

Habitação será debatida através da ótica dos grupos de Ocupação, Ouvidor 63 e Casa Amarela. Também nesta seção, mesas sobre urbanização de favelas buscarão o entendimento sobre a cidade informal e as qualidades e limitações que deste tecido fazem parte.

Práticas emergentes que têm se destacado serão compartilhadas durante o evento por seus idealizadores, dentre eles: 23 Sul, AR Arquitetos, Tacoa Arquitetos, Eiji Hayakawa Architects, Metro Arquitetos, Arquitetos Associados, MAAM+studioparalelo, Jacobsen Arquitetura, entre outros. Participam dessa visita, Isay Weinfeld, MK27, Andrade Morettin e SPBR.

Numa inédita colaboração com o ENANPARQ 2014, (Encontro Nacional da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo), farão parte deste ciclo de palestras, o arquiteto francês David Mangin, o chileno Horácio Torrent, o francês Christian Topalov, a espanhola, Maria Teresa Perez Cano e o inglês Paul Appleton. Participam também do evento os fotógrafos Klaus Mitteldorf, Leonardo Finotti, Pedro Kok, Gabriel Kogan e Irmãos Guerra, conferindo um novo enfoque às temáticas recorrentes.

O futuro da arquitetura será discutido a partir da exibição do filme Archiculture, exibido pela primeira vez em São Paulo. Paralelamente, também serão abordados temas relativos às mudanças no ensino da arquitetura no Brasil, o Movimento Estudantil e as mudanças em relação ao ENADE.

Serviço:

Evento: XI Semana Viver Metrópole/ III ENANPARQ

Dia: De 20 a 25 de Outubro

Local: Prédio 9 – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Endereço: Rua da Consolação, 930 – Higienópolis

 

Programação: XI Semana Viver Metrópole (Entrada franca)

http://vivermetropole.wix.com/2014

 



COMPARTILHE