São Paulo recebe a 3ª mostra Ecofalante

Começou nesta quinta (20) e segue até 27 de março o evento no qual os paulistanos poderão conferir longas, médias e curtas metragens focados na temática ambiental, oriundos de mais de 30 países, grande parte deles inéditos no Brasil.
Os filmes, classificados nas temáticas cidades, campo, economia, energia e povos e lugares, abordam questões variadas da temática ambiental.

Como nas edições anteriores, além da mostra contemporânea, haverá uma retrospectiva histórica e uma homenagem. A retrospectiva traz filmes do diretor e roteirista japonês Kaneto Shindo, que morreu em 2012 aos 100 anos. Nascido em Hiroshima em 1912, Shindo escreveu mais de 200 roteiros e dirigiu 49 filmes, com destaque para “Filhos de Hiroshima”, da década de 1950, que conta a história de uma professora que retorna a Hiroshima após o bombardeio atômico.

Já Washington Novaes será o homenageado da terceira edição da Mostra. Repórter, editor, diretor e colunista em várias das principais publicações brasileiras, foi durante sete anos editor-chefe do Globo Repórter e editor do Jornal Nacional, da Rede Globo, comentarista de telejornais das Redes Bandeirantes e Manchete, e no programa Globo Ecologia.

Os filmes estão em exibição em sete salas do circuito de cinema da cidade: Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Museu da Imagem e do Som (MIS), Cine Olido, Centro Cultural São Paulo, Cinusp Maria Antônia e Matilha Cultural.

Além das exibições dos filmes, a Mostra promove debates com vários realizadores de diferentes nacionalidades. Toda a programação é gratuita e está disponível na íntegra no site.

Mais detalhes e programação completa no site do evento.

Willian Maier: