The Killers – Jornada rumo ao topo do mundo

Por Claudio Dirani

No dia 22 de junho de 2013, Brandon Flowers e seus Matadores concluíram mais uma etapa em sua jornada rumo a um lugar que os Killers já experimentam aqui na Rádio Rock há algum tempo: O topo. Foi quando a banda de Las Vegas tocou pela primeira vez em um grande estádio – o consagrado tempo de londrino de Wembley – ratificando seu poder de fogo, e deixando para trás o estigma de “artistas com potencial”. Em poucas palavras, nomes como Coldplay e U2 vão ter de sacodir a poeira se não quiserem comer poeira no Rock/Pop.


Nº 1
Armado com apenas quatro álbuns de estúdio, o grupo não aterrizou em Wembley por acaso. Os quatro discos produzidos pelo The Killers – “Hot Fuss” (2004), “Sam’s Town” (2006), “Day& Age” (2008) e “Battle Born” (2012) – simplesmente varreram as paradas britânicas, com 4 primeiros lugares consecutivos na Terra da Rainha. Ironicamente, os americanos não causaram o mesmo impacto nos EUA. A ponto de serem até confundidos no início de carreira com uma banda inglesa…pronta para reconquistar o seu próprio país.

Fato é que os Killers já venderam mais de 18 milhões de álbuns no planeta, incluindo nessa lista “Sawdust” (2007) – com raridades e lados B – e o álbum ao vivo no Royal Albert Hall (2009).

Direct Hits

No final do ano passado, a coletânea “Direct Hits” chegou às lojas com duas faixas originais: “Shot At Night” e “Just Another Girl”. A primeira delas, se juntou ao grupo das mais pedidas da 89, como os já clássicos “Runaways”, “Miss Atomic Bomb”, “All These Things That I’ve Done” e “When We Were Young”.

O lançamento do álbum de hits deu pistas para o início de uma nova fase da banda. Empolgados com o sucesso de “Battle Born”, o baterista Ronnie Vanucci já garantiu à empresa inglesa (NME) que o quinto disco já “começou a sair da fase de pré-produção”. Na semana passada, a banda negou ter voltado ao estúdio. A duplicidade de informações só pode indicar que vem algo bom por ai…

Curiosidades

@ Em 2011, a banda deu um tempo para lançar trabalhos solo. “Flamingo”, de Brandon Flowers, também se deu bem, atingindo o primeiro lugar em vários países.

@ Os Killers já vieram três vezes ao Brasil. A primeira foi em outubro de 2007, com shows em Sâo Paulo, Rio de Janeiro e  Curitiba. A segunda foi em novembro de 2009, na Chácara do Jockey, para divulgar o álbum ao vivo, além das faixas do então novo LP, “Day & Age”.

@ A mais recente aparição da banda foi no Lollapalooza 2013, com um show que deixou até os fãs do Pearl Jam convencidos que os Killers vieram para detonar.

This post was last modified on 29 de janeiro de 2014 12:03

Willian Maier: