Arcade Fire: canadenses se preparam para dominar o Brasil no Lollapalooza

Por Claudio Dirani

Multicultural e polivalente, o Arcade Fire é aquele tipo de grupo alternativo que nasceu para encarar o mainstream sem medo… e logo de início. Saiba agora um pouco mais sobre a história da banda de Quebec/Montreal, convidada para ser um dos headliners do Lollapalooza Brasil, no próximo dia 6 de abril!

“Apadrinhado”

O álbum de estreia do Arcade Fire, “Funeral” (com músicas regadas à melancolia, por conta do falecimento de familiares do casal criativo Régine Chassagne e Wim Butler), conquistou simpatizantes de peso. Primeiro, David Bowie, que se juntou à banda em uma apresentação ao vivo, em 2004. Depois, o U2, que selecionou o (hoje) clássico “Wake Up” como trilha de fundo da turnê “Vertigo”, em 2005-2006.

Fato: os padrinhos acertaram na escolha. Depois de aumentar ainda mais a popularidade com “Neon Bible” (2007), o Arcade Fire produziu o duplo “The Suburbs” – espécie de tirlha sonora sobre a vida na bucólica periferia canadense. Lançado três anos mais tarde, “The Suburbs” agregou folk, pop, dance e rock e acabou eleito “Álbum do Ano” no Grammy 2011.

Épico

Após longa turnê e pausa para recarregar as baterias criativas, o Arcade Fire retomou a escalada no Rock And Roll com outro épico: “Reflektor”, co-produzido com James Murphy, do LCD Soundsystem e Markus Dravs (Coldplay). O disco duplo recebeu influências ainda mais diversas do que o anterior: música do Haiti, Jamaica, dance music europeia e New Wave. Outro diferencial do álbum é a temática cinematográfia, inspirdada pelo filme “Orfeu Negro”, de 1959, que por sua vez, teve seu roteiro baseado em peça do poetinha Vinícius de Moraes. David Bowie – que também ressurgiu das cinzas no ano passado – aparece na faixa “Reflektor” como vocalista.

No balanço geral, primeiro lugar entre os melhores álbuns nos EUA, Reino Unido, Canadá, Irlanda, Bélgica, Portugal e Top 5 em muitos países. A Rolling Stone, de quebra, elegeu “Reflektor” como o 5º melhor disco de 2013.

Esta será a segunda vez que o Arcade Fire toca no Brasil. A primeira foi no Tim Festival, em maio de 2005, ao lado dos Strokes e Kings Of Leon.

E não dá para esquecer: a Rádio Rock é a rádio oficial do Lollapalooza Brasil, que acontece dias 5 e 6 de abril no Autódromo de Interlagos!

This post was last modified on 19 de janeiro de 2014 12:03

Willian Maier: