Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE

Willian Maier

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE imagem divulgação

A influência de Mandela na cultura Rock N Roll

Backstage 89 – por Claudio Dirani

 

Nelson Madela nos deixou na semana passada, aos 95 anos. Poucas semanas antes de sua morte, o U2 lançou o single “Ordinary Love”, incluído na trilha sonora da cinebiografia “Nelson Madela: Long Walk To Freedom”. A homenagem feita pela banda irlandesa é apenas uma amostra de como o líder e ex-presidente Sul-Africano influenciou a cultura mundial – com destaque, sim, para o Rock N Roll.

 

Mandela-600

 

Músicas

 

Em 1985, quando o Apartheid ainda dividia com força a África do Sul, Steve Van Zandt – também conhecido como Miami Steve, da banda de Bruce Springsteen – organizou o projeto “Sun City – Artists United Against Apartheid”. O álbum recebeu contribuições de Peter Gabriel, Miles Davis, Keith Richards, Ron Wood, Bono, Stanley Jordan – e do próprio Steve.

 

 

Três anos mais tarde, o guitarrista Carlos Santana lançou o álbum “Freedom”, e com ele, a faixa “Mandela”, composta pelo percussionista de sua banda, Armando Peraza.

 

Outra música de destaque é “Mandela Day”, assinada pelos escoceses do Simples Minds. A faixa foi lançada como single em 1989, extraída do álbum “Street Fighting Days”.

 

4664

No século 21, um evento relembrou toda a influência de Nelson Mandela na política e cultura da nossa sociedade: os shows do chamado 46664. O número, aliás, não foi escolhido por superstição. 46664 era a inscrição usada por Nelson Mandela no presídio de Robben Island.

Os espetáculos ao vivo e especiais do teleton 46664 aconteceram em 29/11/2003, na Cidade do Cabo, e a figura de Mandela foi simbolizada em busca de doações para o combate à AIDS, sob a liderança de Bono e sua canção “Long Walk To Freedom”. Outros colaboradores incluem os remanescentes do Queen, Paul McCartney, Dave Stewart e Cat Stevens – vistos pela TV e Internet por mais de 3 bilhões.

 

Live 8

Na lista de eventos ligados a Mandela, não dá para esquecer de mencionar o Live 8 – segunda versão do festival beneficente idealizado em 1985 por Bob Geldof – reuniu gigantes da música, em um evento que ficou marcado pela reunião histórica do Pink Floyd. O Live 8, em julho de 2005, teve U2, Paul McCartney, Coldplay, R.E.M., Richard Ashcroft, Keane e muitos outros craques do Rock, em shows espalhados pela Inglaterra, EUA, Canadá e Alemanha.

O Live 8 também contou com Nelson Mandela como figura central, com seu discurso motivador na África do Sul para que os líderes da cúpula do G8 embarcassem na ideia de extinguir a pobreza dos povos do planeta.

 

89 – Á Radio Rock



COMPARTILHE