Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

O som do U2 na história

Willian Maier

O som do U2 na história imagem divulgação

O U2 é uma banda engajada em causas humanitárias e essa nobre característica sempre acompanhou Bono Vox e Cia. O mais recente som dos caras é uma canção que faz parte da trilha sonora de “Long Walk To Freedom”, cinebiografia que vai mostrar as memórias de Nelson Mandela, grande líder sul-africano, que morreu no começo do mês aos 95 anos. Com a perda de Mandela, a canção do U2 tende a se tornar um novo hino de liberdade ao lembrar as causas defendidas por ele.

Em outras ocasiões, a banda já havia marcado presença na história, como no lançamento da canção “One”. Terceiro single do álbum “Achtung Baby”, de 1991, esse som tem uma letra que leva a reflexão sobre as desigualdades, o que a fez dela um símbolo na queda do muro de Berlim. “One” é comumente utilizada em campanhas de causas sociais e a pontada como uma das maiores canções pacifistas de todos os tempos.

Esse engajamento do U2, teve início em 1983 com o lançamento do disco que leva o nome de “War”. Uma das faixas, a música “Sunday Bloody Sunday”, surgiu falando abertamente de fatos políticos e produzida em compassos militares. Além disso, a canção possui um vocal agressivo de Bono Vox criticando as tropas britânicas no incidente do “Domingo Sangrento” em Derry, na Irlanda do Norte, onde os militares atiraram e mataram manifestantes que marchavam contra a política de prender, sem julgamento, qualquer suspeito de fazer parte do IRA (Exército Republicano Irlandês).



COMPARTILHE