Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Atitude, Música (Rock) e Religião se discute SIM!

Redação 89

Atitude, Música (Rock) e Religião se discute SIM! imagem divulgação

Por Larissa Negreiros e Tiago Marinho

A música é uma forma de expressar sentimentos, desejos, frustrações, “abrindo os olhos da humanidade” para as questões que afligem o mundo. E o Rock N´Roll é um dos gêneros mais representativos quando o assunto é crítica social, política ou religiosa, pois surgiu num ambiente de mudanças, onde novos movimentos artísticos e estados de consciência eram timidamente explorados.

O rock já não é mais a rebeldia “sem causa” que agitava o mundo levando mensagens da revolução sexual, cultural e momentos de apologia às drogas como forma de expandir a mente. O rock atual passa a negar os padrões estabelecidos pela sociedade e a moral dominante, contesta e protesta em um claro tom de inconformismo.

“Religião não se discute”, já escutou isso? Sempre surge numa conversa mais “acalorada” sobre crenças. Cada um crê no que quiser e segue o tipo de dogma, filosofia ou religião que mais preenche seus ideais, desde que saiba respeitar e conviver com a opinião dos outros. Mas, sabemos que alguns “religiosos” só se relacionam e interagem com pessoas da sua igreja ou seita, e fazem uma espécie de “lavagem cerebral” que atinge drasticamente a sociedade.

Sendo assim, quando aceitamos o argumento de que religião não se discute, abrimos espaço para que sejamos invadidos por dogmas de determinados representantes que esquecem o princípio de fé. A banda Instinto trata exatamente disso na música “Manipulação”, expressam que nenhuma dessas ditas “religiões” estão interessadas no desenvolvimento espiritual das pessoas. O interesse é unicamente na questão material.

É fato, que qualquer pessoa pode fundar uma seita religiosa. Com algumas técnicas de persuasão, em pouco tempo será um milionário, pois não existe um controle de qualidade e nem de quantidade. É livre. Mas aqueles que se permitem ser manipulados estão, no mínimo, num processo de estagnação espiritual.

O tema abordado pela banda Instinto não é tão comum, apesar do rock ser o gênero musical mais utilizado para se fazer críticas fundamentadas associadas à melodia com base em guitarras, baixos e baterias. Desde Raul Seixas, passando por Renato Russo, Titãs e ainda nos dias de hoje, o rock and roll chama a atenção das pessoas para problemas rotineiros, mas que são infelizmente esquecidos e/ou impunes. Não queremos nos estender ao falar da mensagem da música, ou explicar verso por verso, queremos que o Rock continue nos trazendo diversão sim, mas nunca deixando para trás a informação. Assista ao videoclipe e comente dizendo sua opinião… afinal, o rock nos diverte, nos une e nos informa.

[youtube id=”pqOqK1i9VvU” width=”610″ height=”350″]

“Manipulação” é o segundo single trabalhado pela banda e tem como tema a industrialização da fé; “líderes religiosos” se fazendo de lobo em pele de cordeiro, aproveitando-se da fé/crença e ingenuidade das pessoas para enriquecer.

A banda é composta por Thaigo Consani nos vocais, Pedro Marcon e Nobru Bueno nas guitarras, Bruno Martins no baixo e Júlio Carvalhal na bateria. “Manipulação” é o novo single do EP chamado Origem disponível na internet para download gratuito no site oficial da banda.



COMPARTILHE