Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Paul McCartney processa Sony para reaver direitos autorais dos Beatles

Redação 89

Paul McCartney processa Sony para reaver direitos autorais dos Beatles imagem divulgação

Paul McCartney abriu um processo contra a gravadora Sony para tentar reaver os direitos de diversas músicas dos Beatles, todas creditadas a ele e John Lennon, que estão sob a administração da empresa.

Entre as faixas estão sucessos como “Love Me Do”, “Can’t Buy Me Love”, “Ticket to Ride”, “Yesterday”, “Hey Jude” e “Let It Be”.

De acordo com documento de ação movida no tribunal federal de Nova York, Paul comunicou desde 2008 e em repetidas vezes para a Sony que detém o catálogo dos Beatles depois de várias compras e vendas ao longo das décadas.

Uma revisão de 1976 da legislação americana sobre estabeleceu que, os artistas que tivessem vendido seus direitos autorais a terceiros antes de 1978, poderiam retomar os mesmos 56 anos depois da criação dessas obras.

Dado que as primeiras canções dos Beatles são de 1962, Paul McCartney considera que a partir de 2018 poderia executar esta cláusula legal.

“Quando o primeiro termo (dos direitos autorais vendidos) entrar em vigor em 2018, é necessária e apropriada uma declaração judicial para que Paul McCartney possa confiar tranquilamente em seus direitos”, diz o processo.

Em resposta, a Sony afirmou possuir “o maior respeito” com o artista, mas afirmou estar “decepcionada” por uma decisão que considera “desnecessária e prematura”, informou o “The Hollywood Reporter”.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS