Claudio Dirani

O adeus à Lenda Chuck Berry

Duas frases resumem com perfeição a importância de Chuck Berry para o mundo:

“Se você fosse dar outro nome para o Rock, com certeza ele seria Chuck Berry” – John Lennon

“Chuck Berry é um cientista musical que descobriu a cura para a tristeza (trocadilho com o blues)” – Anthony Kiedis, Red Hot Chili Peppers.

Fato em 2017. A tristeza real tomou conta de todos os amantes da música ao sabermos da morte de Charles Edward Anderson – o Chuck Berry – aos 90 anos. O nativo de St. Louis foi encontrado já sem vida em sua residência, em St. Charles County, neste sábado, 18 de março. Não há mais detalhes sobre a causa mortis no momento.

Obras-primas

Chuck Berry influenciou uma infinidade de astros do rock. Um deles, é outra lenda não menos influencial: Keith Richards, dos Rolling Stones.

A adoração por Berry fez com que Richards produzisse um dos melhores documentários de todos os tempos: Chuck Berry: O Mito do Rock (1987).

A produção reuniu – além do guitarrista dos Stones – nomes como Eric Clapton. Bobby Keys, Robert Cray e Julian Lennon – acompanhando Chuck em performances dos clássicos que fizeram o corpo e a alma do rock.

Entre os clássicos que podem ser curtidos no DVD (disponível no Brasil), “Johnny B. Goode”, “Roll Over Beethoven”,  “Sweet Little Sixteen”, “Rock and Roll Music” e muitos outros.

Novo álbum

Após ficar 38 anos sem produzir um álbum de inéditas, Chuck Berry anunciou em 18 de outubro de 2016 – data de seu aniversário de 90 anos – que finalmente presentearia os fãs com um novo LP, ainda sem previsão para chegar às lojas.

God Bless you, Chuck.

 

compartilhe
Comente