GIRO 89

Redação 89

Formato MP3 está oficialmente encerrado

Os criadores do MP3 revelaram que o formato de codificação de áudio digital MP3 terminou oficialmente seu programa de licenciamento, marcando o fim do formato popular que ajudou a revolucionar a indústria de áudio digital e que tem sido usado por mais de duas décadas.

O Instituto Fraunhofer, que detém os direitos de licenciamento da patente MP3 para desenvolvedores, divulgou uma declaração oficial sobre os motivos da iniciativa.

A entidade reconheceu que o MP3 ainda é muito popular no mercado de consumo, mas carece da qualidade do padrão atual da indústria:

“A maioria dos serviços de mídia de última geração, como streaming ou TV e rádio, usam modernos codecs ISO-MPEG como a família AAC ou, no futuro, o MPEG-H. Esses formatos podem oferecer mais recursos e uma melhor qualidade de áudio a taxas de bits muito menores em relação ao MP3 .”

O padrão atual da indústria é AAC, ou Advanced Audio Coding, que também foi desenvolvido principalmente pelo Instituto Fraunhofer. Com o programa de licenciamento MP3 encerrado, provavelmente não verá um ressurgimento devido à baixa qualidade do formato.

Como isso vai afetar a indústria da música ainda é uma dúvida que só o tempo pode responder!

tags
compartilhe
Comente
Redação 89

Desafio “Baleia Veg” incentiva o veganismo

Um novo projeto “Baleia Veg”, lançado no Instagram incentiva as pessoas a se tornarem veganas e propõe  mudar a imagem ruim dos jogos sociais.

Para tanto, serão propostos 50 desafios para que, aos poucos, uma pessoas que nunca pensou em ser vegana possa ter contato com o universo vegano.

Fazer um suco verde ou assistir a determinados documentários são algumas das tarefas propostas.

Para participar desse desafio do bem basta seguir o Instagram da Baleia Veg (@baleiaveg) e fazer os desafios propostos sempre que possível.

O desafio Baleia Veg é mais uma forma de atrair o público em geral para o veganismo, para os direitos dos animais. E tem sido bastante positivo, já que o desafio já conta com milhares de seguidores em poucas semanas.

compartilhe
Comente
Redação 89

CPM 22 faz “Faixa a Faixa” do novo disco “Suor e Sacrifício” nos estúdios da 89

Com mais de 20 anos de carreira, a banda CPM 22 acaba de lançar um novo álbum de inéditas, “Suor e Sacrifício”. Após seis anos sem lançar um disco inédito, o sétimo trabalho de estúdio dos caras mostra evolução e amadurecimento, após algumas mudanças em sua formação.

O vocalista Badauí esteve nos estúdios da 89 para fazer um “faixa a faixa”, ou seja, tocar todas as faixas contidas nesse novo disco e comentar cada uma delas.

Utilize o player abaixo e ouça “Suor e Sacrifício” na íntegra com os comentários de Badaui.

tags
compartilhe
Comente
Redação 89

Rock Nacional: ex-locutor da 89 produz novo disco via plataforma Catarse

Pelos microfones da 89 A Rádio Rock já passou um monte de profissionais talentosos que hoje são peças importantes no entretenimento brasileiro. Um representante desse time é Eric Santos, que comandou o horário do rush da 89 no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Nosso amigo Eric é hoje integrante do Clube da Voz e um dos locutores publicitários mais renomados do país – certamente você ouviu a voz dele em algum comercial de TV nesses últimos dias. E o cara também é músico (dos bons), faz um rock nacional de altíssima qualidade e já tem dois discos lançados.

Para seu terceiro trabalho, Eric iniciou uma campanha de crowdfunding na plataforma Catarse buscando apoio de amigos para produzir um disco com 10 canções autorais. O objetivo é fazer uma edição de mil cópias em CD até outubro deste ano.

“Quando decidi pelo financiamento coletivo, percebi que ‘A vida não é só’ resume a história toda. Quero juntar não só recursos para este projeto, mas reunir pessoas em torno da música que tanto amo fazer”, diz o locutor.

No link a seguir você tem todas as informações sobre o profissional, o projeto e como colaborar: Catarse.Me/EricSantos

compartilhe
Comente
Redação 89

Ao som de Nirvana, Os Defensores se reúnem em primeiro trailer

Foi revelado, durante a San Diego Comic-Con 2016, o primeiro trailer de “Os Defensores”, o vídeo foi embalado ao som de “Come As You Are”, do Nirvana.

Os Defensores é uma das séries mais esperadas do ano e está sendo produzida em uma parceria entre Netflix e Marvel. Agora, para a alegria dos fãs de Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro estarão juntos pela primeira vez!

Ao final do vídeo divulgado, Stick (Scott Glenn) questiona: “vocês quatro acham que podem salvar Nova York? Vocês são incapazes de salvar a si mesmos”.

A série tem estreia mundial no dia 18 de agosto.

Utilize o player abaixo e assista ao primeiro teaser de “Os Defensores”:

compartilhe
Comente
Redação 89

Col. Bruce Hampton morre no palco em seu show de aniversário

Um dos grandes nomes do blues, Colonel Bruce Hampton morreu na noite desta última segunda feira (01) no palco do Fox Theatre, em Atlanta, nos Estados Unidos.

O músico, que completou 70 anos em 30 de abril, comemorava seu aniversário com um show que reuniu diversos amigos e que já durava cerca de quatro horas, segundo o Atlanta Journal Constitution.

No bis da apresentação, Col. Bruce Hampton tocava “Turn On Your Lovelight” e caiu subitamente no chão. A banda pensou que ele estava fazendo alguma performance especial de encerramento. Somente quando os músicos perceberam que ele não se mexia é que foram prestar socorro.

O momento da morte de Col. Bruce Hampton foi registrado por um fã:

compartilhe
Comente
Redação 89

Me Poupe 89 abre a 4ª semana nacional de educação financeira

O programa “Me Poupe” da 89 vai fazer um live especial da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que rola de 8 a 14 de maio com uma agenda repleta de eventos.

O ponta pé inicial dessa iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira rola nos estúdios da 89 A Rádio Rock!

Não perca a edição da próxima segunda-feira, dia 8 de maio, para saber tudo e mais um pouco sobre as ações e a relação equilibrada que você deve ter com suas finanças.

Acesse o link a seguir e fique por dentro da programação completa da da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira: http://www.semanaenef.gov.br/agenda-oficial/

tags
compartilhe
Comente
Redação 89

Red Bull Station recebe oficina de lambes, palestras e campeonato de doodle

Os dez finalistas brasileiros do Red Bull Doodle Art irão apresentar seus rabiscos neste evento, no dia 06 de maio. Onde também será anunciado o campeão nacional da competição, que irá representar o Brasil na final mundial.

Além do anúncio e exposição, também haverá, na ocasião, uma experiência de realidade virtual, uma palestra sobre desenho com os artistas Daniel Bueno e Roger Bassetto  e um workshop de doodles em risografia, impressão usando uma técnica de quadros que se assemelha à serigrafia.

O Red Bull Doodle Art é uma competição de arte mundial em que estudantes universitários de todo o mundo apresentam seus doodles para serem julgados por seu estilo e criatividade.

Um competidor, ou doodler de cada país participante é convidado a participar da final mundial, na qual competirá contra outros estudantes de mais de 40 países.

Os rabiscos vencedores de cada país serão exibidos em uma galeria virtual global — local onde o campeão mundial também será anunciado.

Serviço completo:
Red Bull Station- 06/05
Exposição Red Bull Doodle Art + colagem de lambes
Local: Auditório
Horário: 11h – 17h

Workshop – Doodles em risografia
Com Meli-Melo Press
Local: Ateliês
Horário: 14h – 17h
10 vagas — inscrições até o dia 04/05 pelo Red Bull Tickets

Palestra com Daniel Bueno e Roger Bassetto
Local: Auditório
Horário: 17h30 – 19h
80 vagas — inscrições por ordem de chegada no local.

Ingressos: https://tickets.redbull.com/?lang=pt

compartilhe
Comente
Redação 89

Documentário “Sepultura Endurance” estreia em junho

“Sepultura Endurance”, aguardado documentário que conta a jornada da banda de heavy metal Sepultura ao longo de seus 30 anos de história tem estreia mundial no dia 21 de maio em uma sessão especial na cidade de Los Angeles, Califórnia.

O lançamento será uma parceria entre a O2 Play e a rede de cinemas ALAMO DRAFTHOUSE THEATER e a sessão será no THE REGENT, um espaço histórico que recebe shows e eventos especiais, no centro de L.A.

No Brasil, “Sepultura Endurance” ganhará uma exibição especial para fãs de todo o pais no dia 14 de junho e entra em cartaz no circuito comercial em 15 de junho. O longa metragem é uma realização da Interface Filmes, com produção de Luciana Ferraz e distribuição da O2 Play.

Durante 6 anos o diretor Otavio Juliano, do premiado documentário “A árvore da música”, acompanhou a banda Sepultura em turnês pelo mundo. Ele filmou shows em países da América do Norte, Ásia, América do Sul e Europa e ao todo captou mais de 800 horas de filmagens para compor o documentário.

“Uma das minhas principais motivações para iniciar esse projeto foi a vontade de conhecer o processo criativo da banda brasileira mais conhecida no mundo. A composição das canções, a vida da banda na estrada e a incrível marca de fazer mais de 100 shows por ano em países do mundo todo e acima de tudo, entender como sobreviver como banda por mais de 30 anos”, explica Otávio.

O documentário conta a história da banda com imagens de arquivo inéditas, acompanha a rotina dos integrantes do Sepultura em turnê, aborda os conflitos entre eles, o processo de criação das músicas e da gravação dos álbuns, cenas de shows e de bastidores além de diversas entrevistas com nomes como Lars Ulrich, da banda Metallica, David Ellefson, do Megadeth, Phil Campbell, do Motorhead, Scott Ian, do Anthrax, Corey Taylor, do Slipknot, Phil Anselmo, do Pantera/Down entre outros que ajudam a entender a relevância da banda brasileira no cenário musical mundial.

compartilhe
Comente
Redação 89

Pesquisa explica a atração das mulheres pelos caras do rock and roll

O que Mick Jagger, Marilyn Manson, Gene Simmons ou Lemmy Kilmister têm em comum além do status de estrelas do rock? Todos eles, ao longo de suas vidas foram foco de atração para muitas mulheres, mesmo não sendo considerados, segundo padrões normativos, como “bonitos”.

Um novo estudo, da Abertay University, na Escócia, aponta que “homens com uma grande criatividade, mas com rostos menos atraentes, tinham o mesmo grau de atração no sexo oposto do que homens bonitos, com menor grau de criatividade”.

A pesquisa revela que para as mulheres tanto faz os rostos bonitos ou os cérebros criativos. E a culpa é da biologia e da evolução: “a criatividade é um sinal de que um indivíduo estará disposto a investir o seu tempo e esforço em qualquer tarefa que seja útil à sua sobrevivência”.

No entanto, dizer que o mesmo se aplica às mulheres criativas: segundo esse mesmo estudo, as mulheres com um maior grau de criatividade mas com rostos menos “bonitos” eram, para os homens envolvidos no estudo, menos atraentes.

tags
compartilhe
Comente