Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Janis Joplin: homenagem da Rádio Rock a uma voz icônica

Redação 89

Janis Joplin: homenagem da Rádio Rock a uma voz icônica imagem divulgação

O blues, o rock, a personalidade e a voz única são características de uma das maiores artistas da história do rock’n’roll.

Em 4 de outubro de 1970, Janis Joplin foi encontrada morta em seu quarto, Landmark Motor Hotel, em Los Angeles. Caída entre a cama e o criado-mudo, com US$4,50 na mão. Uma overdose de heroína causou o atraso de uma sessão de gravações da Janis e a levou embora aos 27 anos.

Janis Joplin nasceu em uma cidade pequena do Texas, em janeiro de 1943. Carregava em si desde cedo o amor pela música e o engajamento social — lutou pela integração dos negros na sociedade, em meio ao caos racial vivido nos Estados Unidos.

Na música, Janis gostava do jazz, blues e folk. Todas as influências fizeram ela crescer em meio ao cenário dominado por homens no rock dos anos 60.

Em 1966, Janis entrou no grupo de rock psicodélico Big Brother & The Holding Company, lançando dois discos. O segundo, chamado ‘Cheap Thrills’, foi um grande sucesso e trouxe com ele a música ‘Piece Of My Heart’, que atingiu o 1º lugar na Billboard.

Anos depois, saiu da banda e montou um grupo chamado Kozmic Blues Band. Já em 1970, Janis montou a sua última banda, a Full Tilt Boogie Band. Com ela, iniciou as gravações do disco ‘Pearl’, que foi lançado após a morte da cantora.

Adepta ao movimento beatnik dos anos 60, Janis rejeitava os valores da sociedade e acreditava que se deveria ter o máximo de novas experiências possíveis no mundo.

Janis teve durante toda a sua vida adulta um problema sério com drogas. Procurou novos lugares para se distanciar de seus vícios, mas sempre voltava para eles. Em uma das vezes, inclusive, a cantora veio para o Rio de Janeiro, meses antes de sua morte. Durante a sua estadia aqui, ela chegou até a ser expulsa do hotel por nadar nua no Copacabana Palace.

A artista ainda foi uma das atrações principais do marco do movimento hippie: o Festival de Woodstock, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969 em uma fazenda na comunidade rural de Bethel (NY), 31 atrações musicais passaram pelo palco do festival, incluindo apresentações lendárias como as do guitarrista Jimi Hendrix. Assista abaixo um trecho da apresentação icônica de Janis  no Woodstock:

O seu rock psicodélico e uma postura firme diante dos problemas da sociedade a firmaram como uma grande personalidade que serve de exemplo ao longo das gerações.

“But I’m gonna show you, baby, that a woman can be tough.”

(Por, Lucas Almoster e Pamela Espíndola)



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS