Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Linkin Park revela para 89 detalhes sobre novo álbum “One More Light”

Redação 89

Linkin Park revela para 89 detalhes sobre novo álbum “One More Light” imagem divulgação

A 89 conversou com o guitarrista Brad Delson e o  DJ Joe Hahn do Linkin Park, a banda é uma das atrações do Maximus Festival Brasil, que será realizado no dia 13 de maio em Interlagos, São Paulo.

Eles falaram sobre o processo de produção do novo álbum da banda “One More Light” que vai ser lançado no mês de maio e o que diferencia dos discos anteriores.

Brad contou também como surgiu a parceria com a Kiiara na música “Heavy”.

Sobre o Maximus Festival, o guitarrista revelou que o grupo está trabalhando para as apresentações todo dia e que está construindo um novo show para este ciclo.

Curiosidades como, Grammy, detalhes sobre a capa do novo disco, são outros temas abordados nesta entrevista que pode ser ouvida no player abaixo:

A transcrição da entrevista está aqui:

89FM: Em maio o Linkin Park vai lançar um novo álbum, o One More Light. Como foi o processo de produção?
JOE HAHN: Normalmente começamos com a música: pode ser algo programado, com a bateria, guitarra ou qualquer outro instrumento. Então, depois nós criamos a melodia e as palavras. A gente sempre tentou fazer com que os vocais combinem com a música. Nunca conseguimos fazer isso, sempre acabamos voltando para o “jeito natural” de criar uma música.
Este álbum realmente teve uma mudança, a música nasceu fora do conteúdo lírico. A melodia, as palavras, eram como a resposta da questão “como estamos nos sentindo hoje?”. Foi assim que a gente quis escrever as músicas, então a melodia foi escrita depois da parte vocal.

89FM: O Linkin Park tem seis integrantes, um número grande comparado a outras bandas de rock. Como vocês entram em acordo para criar as letras e as músicas?
BRAD DELSON: Um sempre cria se o outro corresponde. Nós somos como um ímã. Realmente tivemos comprometimento durante o processo de gravação. Decidimos passar o nosso tempo até termos a certeza de que criamos algo que temos orgulho e amamos e se nós não tivéssemos conseguido isso, ainda estaríamos no estúdio produzindo.

89FM: Musicalmente falando, o que diferencia o álbum One More Light dos álbuns anteriores?
JOE HAHN: A diferença neste álbum é que boa parte foi criada de forma eletrônica. O que foi bom, porque conseguimos focar em criar novas ideias de forma rápida e escrever as letras. Isso gerou um bom fluxo e apesar do anseio de escrever as letras, o álbum reflete a harmonia entre a base eletrônica e a forma das músicas do Linkin Park.

89FM: Qual é o significado do nome One More Light?
BRAD DELSON: É a primeira vez que damos o mesmo nome de uma música para o disco. Para mim, ela tem um significado mais especifico e o nome do álbum tem um significado diferente. Eu acho que para cada pessoa terá um significado diferente e único. A única forma de saber, é ouvir as músicas.
São dez faixas e cada uma foi escrita individualmente. Não é um álbum conceitual. Contudo há um tipo emoção entre cada uma das músicas. O nome e até a foto de capa corresponde a um sentimento que a gente sentiu.

89FM: A foto de capa do álbum mostra algumas crianças brincando no mar. Como surgiu essa arte?
JOE HAHN: O trabalho é de um cara que trabalha junto com a banda, ele tem sido nosso diretor de arte. Esta foto que ele tirou é meio que pessoal. Eu nem tinha visto, mas quando conversei com ele outro dia, ele me contou que quando tirou a foto já sabia que seria algo especial e estava guardando para algo especial também.

89FM: Quais são as músicas favoritas do One More Light para vocês?
BRAD DELSON: Eu gosto da Música “Sharp Edges”, é a última faixa. Também amo “Heavy” porque é um tipo de música que as pessoas se conectam desde o seu início. Estamos realmente muito orgulhosos em saber que foi a primeira música que as pessoas ouviram.

JOE HAHN: Eu diria que a música “One More light” porque ela é muito importante.
89FM: Como surgiu a parceria com a Kiiara na música “Heavy”?

BRAD DELSON: Aconteceu naturalmente. A gente colaborou com muitas pessoas durante o processo, com produtores, escritores, músicos. A Kiiara é uma artista que a gente conheceu através do Zen. Os dois conversaram um pouco e ele mostrou a música “Heavy” e quando ela ouviu a música amou e já quis cantar. Quando ouvimos com a voz dela achamos que tinha ficado incrível e acabou acontecendo a parceria.

89FM: Vocês leem comentários e feedbacks que as pessoas dão para a banda?

BRAD DELSON: Sim, mas apenas os positivos.

89FM: Qual é a parte mais difícil de ser músico?
BRAD DELSON: Eu acho que é a parte artística, porque para criar algo realmente bom, tem que vir de uma inspiração genuína. Você não consegue se colocar em uma posição onde fica fora de uma tempestade, uma pipa e uma chave – metaforicamente falando. Você tem que ficar lá para que a tempestade chegue. Acho que para nós, foi ir para o estúdio todo dia. Provavelmente escrevemos 17 músicas…15 dessas delas não eram boas. Algumas era até que aceitáveis, mas não excelentes. Outras bem ruins. No caso destas dez músicas do novo álbum todas são especiais. Porque algo especial aconteceu quando formos para o estúdio! Naquele dia, trabalhamos nas músicas até que estivessem prontas.

89FM: Qual é a opinião de vocês sobre pessoas que tentam limitar a expressão artística da banda?

BRAD DELSON: Não importa, porque as pessoas irão ouvir nossa música e irão decidir por elas mesmas. As músicas falam por si só, mesmo quando a pessoa está conectada com ela ou não.

JOE HAHN: Eu acho que é possível compreender de duas formas diferentes. A primeira é que eles estão tentando me falar o que eu devo fazer, mas eu acho que se eles têm uma grande opinião sobre isto, falando que gostam das músicas antigas, significa que estão conectados com algo nosso, o que é bom. Ainda há uma apreciação deles e nós estamos dando diferentes capítulos. A outra forma é que ouvimos opiniões diferentes falando quais são as músicas favoritas e eu tenho isto como uma forma de encorajar a banda.

89FM: O Linkin Park já fez uma parceria com o Jay Z e agora com a Kiiara. Tem algum outro artistas que gostariam de colaborar no futuro?

JOE HAHN: Sim. Tem tanta música boa lançada a cada dia. Acho que essa é a parte mais legal. Tem muitos escritores, produtores e artistas talentosos. Todos os dias tem alguém novo contribuindo para a cultura, é realmente uma honra sermos capazes de colaborar com qualquer um que seja talentoso, estando ele super conhecido ou não.

89FM: Vocês escutam bandas novas?

JOE HAHN: Eu não diria bandas, mas sim artistas de todos os tipos. Acho que o rock é um dos gêneros que mais se inovam! O que acho legal da música pop é que atualmente se tornou normal fazer a junção de elementos desses gêneros, e esta era originalmente a nossa ideia. Quando começamos, éramos e ainda somos o produto desses tipos de músicas e amamos eles. Não queremos fazer um único tipo de música, queremos juntar elementos diferentes em nossas músicas.

89FM: O Linkin Park se apresenta no Brasil no Maximus Festival no dia 13 de maio. Será a quinta vez da banda no país. Alguma memória sobre o país? Vocês fizeram um show muito elogiado no estádio do Morumbi em São Paulo.

JOE HAHN: Eu não consigo lembrar como foi nosso primeiro show em um estádio… faz muito tempo.

BRAD DELSON: Foi em 2004.

JOE HAHN: Foi muito divertido, é surreal estar nesta banda. Não é estranho pensar sobre isso?

BRAD DELSON: Não, é normal (risos).

JOE HAHN: Nós amamos o Brasil, nós temos ido para o Brasil.

BRAD DELSON: A última vez foi muito legal, porque a gente conheceu um pouco. Conseguimos sair com alguns lutadores brasileiros de UFC. O Anderson Silva e o Minotauro estavam com alguns amigos. Foi muito legal sair com eles.

89FM: Como é se apresentar em países onde nem todos sabem falar inglês, mas cantam as letras das músicas?

JOE HAHN: É realmente lindo. O verdadeiro poder de uma música e de uma boa melodia, é que são universais.

89FM: Vocês estão preparando algo especial para o Maximus Festival?

BRAD DELSON: Sim, estamos. Os shows na América do Sul serão os primeiros deste álbum. Estamos trabalhando para as apresentações todo dia e acaba parecendo meses. Estamos construindo um novo show para este ciclo. Estamos muito animados para mostrar ao Brasil.

89FM: O Linkin Park está a praticamente 20 anos com a mesma formação. Eles comentaram sobre isso. Vocês gostam mesmo um do outro ou é apenas uma relação profissional?

BRAD DELSON: Significa que a gente realmente se gosta. Não acho que só o profissional iria funcionar, pois temos que criar juntos. Por isso, temos realmente que gostar um do outro, o que é notável. Isso porque alguns de nós frequentaram a escola juntos ou já éramos amigos antes de formar a banda. Acho que é esta a “cola” que nos faz ficar juntos por tanto tempo e enfrentar qualquer desafio. E o Joe é um cara bonito (risos).

89FM: O Linkin Park já ganhou dois Grammys: em 2001 a música “Crawling” ganhou como Melhor Performance de Rock e em 2004 a música “Numb / Encore”, que fizeram com o Jay Z, ganhou como Melhor Colaboração de Rap. Vocês sentiram que foi reconhecimento ou foi algo sem importância?

BRAD DELSON: É sempre uma grande honra ser reconhecido pelo nosso público, temos muito orgulho. Ao mesmo tempo a música está além disto! A gente tem que realmente gostar da música, e depois todos os reconhecimentos que ganhamos delas, é simplesmente bom. Mas isto começa com uma obsessão em fazer música boa. E se ela é boa, ótimo! Não necessariamente precisa de um troféu para ter o reconhecimento.

89FM: Como tem sido a rotina para a nova turnê?

BRAD DELSON: A gente chega no ensaio e esperamos os outros chegarem, então pedimos comida. Parece que estamos trabalhando muito tempo, se você olhar pela quantidade de horas que passamos no estúdio, é um trabalho duro.

89FM: Qual é a opinião de vocês sobre estar em uma banda do nível do Linkin Park que tem ganhos financeiros altos?

BRAD DELSON: Não estamos neste “barco”. A parte boa de estar em uma banda é que você não pode ter um ego grande, caso contrário você é cortado da banda. Então acho que temos feito um excelente trabalho para não mudar isto. O Joe me dá os tesouros dele (risos).

89FM: Vocês compram coisas extravagantes?

JOE HAHN: Nunca tivemos isso, mas se tivermos uma fazenda em Marte seria interessante.

89FM: Três músicas do Linkin Park foram trilhas sonoras para os filmes dos Transformers. Como foi isso?

BRAD DELSON: Foi um fato curioso, porque quando estávamos pensando em colocar uma música nossa no filme Trasnformers, o diretor Michael Bay veio com a equipe dele neste hotel e mostraram um pouco do filme com a nossa música. Conversamos e acabamos construindo uma relação das músicas dos Linkin Park com os filmes. A música não tinha sido lançada ainda, só tinha uma pequena prévia. Foi um trabalho meio que nos bastidores.

89FM: Vocês veem a influência do Linkin Park em alguma banda que surgiu depois do Linkin Park?

BRAD DELSON: Eu acho que tem bastante, mas principalmente por termos ficado populares em 2000 e assim continuou. Várias pessoas que eram mais novas, hoje são mais velhas e possuem uma banda. É bem legal porque encontramos essa galera e eles nos falam que a gente os influenciou. Isso é legal, mas faz a gente se sentir velhos (risos).



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS