Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

89 revisita os melhores discos de Rock N Roll de todos os tempos

Willian Maier

89 revisita os melhores discos de Rock N Roll de todos os tempos imagem divulgação

Backstage 89 – Por Claudio Dirani

 

AUTOMATIC FOR THE PEOPLE

 

O álbum que vamos celebrar nesta nova seção do Backstage 89 é “Automatic For The People”, do R.E.M., que conseguiu superar em popularidade o seu antecessor, “Out Of Time”. Em outubro, o disco da banda de Athens, Geórgia, completou 21 anos, e grande parte das faixas permaneceu nos setlists do grupo até 2011, quando Michael Stipe, Peter Buck e Mike Mills decidiram seguir seus caminhos.

 

Para o leitor ter ideia do poder de “Automatic For The People” (título inspirado pelo lema do restaurante Weaver D’s Delicious Fine Food, que ainda existe na cidade-natal da banda), músicas como “Everybody Hurts”, “Sweetness Follows”, “Try Not To Breathe” e “Star Me Kitten” conquistaram o coração angustiado de Kurt Cobain.

 

O líder do Nirvana, pouco antes de morrer, declarou que seu próximo álbum poderia conter influências do R.E.M., principalmente nos arranjos. Corre ainda a lenda que Kurt ouvia “Automatic For The People”, pouco antes de morrer. Nada foi comprovado. Mas em 1994 ou 2013, muita gente ainda curte o álbum, o que pode ser indício de verdade.

automatic-for-the-people-by-rem

 

A pequena (grande) ajuda do Zeppelin

 

O trabalho de Stipe, Mills, Buck e do então baterista Bill Berry (que deixou o R.E.M. por motivos de saúde em 1997) em estúdios diversos em Nova York, Atlanta, Miami e Seattle, ganhou um forte aliado. Os arranjos orquestrados LP nas faixas “Drive”, “The Sidewinder Sleeps Tonite”, “Everybody Hurts”, e “Nightswimming”. são obra de John Paul Jones, baterista do Led Zeppelin. O toque de Jones deu ao som mais alternativo do R.E.M. uma pegada mais clássica – e comercial.  A prova está nos números.

 

A exemplo do antecessor “Out Of Time” (1991), “Automatic For The People” bateria o primeiro lugar na Inglaterra e a segunda posição dos EUA, com vendas de 6 milhões de unidades, somente nesses países. Para promover o disco, nada menos que seis singles foram enviados às rádios, com destaque para “Drive”, “Man On The Moon” e “Everybody Hurts”.

 

Curiosidades:

– A música “Let Me In”, incluída no álbum “Monster” foi o tributo de Michael Stipe ao amigo Kurt Cobain.

– O endereço do restaurante Weaver D’s Delicious Fine Food, que inspirou o nome de “Automatic For The People” é 1016 E Broad St, Athens, GA 30601, Estados Unidos.

– “Man Of The Moon” é o tributo da banda ao ator e comediante Andy Kaufman, morto em 1984. A música foi usada na trilha do longa “O Mundo de Andy” (1999), sobre a vida de Kaufman.



COMPARTILHE