Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Backstage 89

Willian Maier

Backstage 89 imagem divulgação

Tudo aquilo (e mais um pouco) que você gostaria de saber sobre o mundo do Rock N Roll!

 

A caça aos EPs

Disquinhos com 4 ou 5 músicas que valem ouro na Internet
Por Claudio Dirani

Em uma era, digamos – mais romântica –existia um formato de disco chamado EP que servia a dois objetivos: Disponibilizar mais música do que um single comum com preço mais barato do que um LP, e o de promover bandas que tinham poucas faixas gravadas no início de suas carreiras.

Hoje, este EP (sigla para Extended Play) ainda resiste. Tanto em vinil, como em CD – e até em formato digital. Só que agora é hora e a vez de falarmos sobre os EPs que viraram raridades e se transformaram em objetos de desejo dos colecionadores. Depois de ler, é só sair à caça dos disquinhos.

Ebay

chronic

Há mais ou menos 31 anos, o empresário do R.E.M, Jefferson Holt, incentivou a banda a gravar um EP, para mostrar melhor o trabalho da banda, que tinha acabado de lançar o seu primeiro single “Radio Free Europe”. O resultado foi “Chronic Town”, que trouxe mais 5 faixas novinhas do grupo, em cassete e vinil. Este tesouro permaneceria fora de catálogo por três décadas, até 2010 quando o grupo relançou em vinil azul, na Record Store Day.

Agora, se você entrar no ebay.com para caçar o EP original pode pagar mais de 200 reais, com frete. O preço da reedição não fica tão mais barato, já que segue as especulações da Internet.

Radiohead

drill

Outro EP bastante procurado é o “Drill”, do Radiohead. Gravadas em fevereiro de 1992 na Inglaterra, as quatro faixas desse vinil serviram como cartão de visitas da banda de Oxford, que tinha uma pegada mais pesada no início de carreira. A corrida por “Drill” na web é ainda mais voraz. Se você quiser levar um desses EPs para casa poderá pagar até 500 reais – fora o custo de envio.

Fab Four

beatles-magical_mystery_tour_ep
Nos anos 60, a garotada tinha uma mesada mais humilde, portanto nem todo mundo podia levar para casa um LP com 12 faixas. Justamente por isso, o selo Parlophone colocou no mercado inglês diversos EPs dos Fab Four. Entre 1963 e 1967 foram 11 disquinhos, que hoje valem bastante no mercado alternativo. Os preços variam, de acordo com a prensagem e condição do disco. Um EP original intacto pode custar até 500 reais. Se o valor sentimental for adicionado nessa conta, o céu é o limite. Um dos destaques da coleção é “Magical Mystery Tour”, com versões mono e estéreo e encarte colorido, no formato de HQs. Vale a aquisição.



COMPARTILHE